Série De Retratos Celebra A Beleza Dos Cabelos De Meninas Negras
Por: THALITA MONTE SANTO
Afro Art nasceu com o objetivo de exaltar a beleza dos fios crespos, principalmente das crianças
Hoje em dia, falar de cabelo não é só uma questão de estética ou estilo. Quando se trata da experiência de mulheres e meninas negras, o assunto é ainda mais amplo e se torna também político e social. A não aceitação dos fios, por conta de uma imagem pregada por padrões de beleza, ainda é uma realidade e influencia muitas pessoas, inclusive, crianças.
E foi para destacar e celebrar a beleza dos cabelos afros, em qualquer e todas as iterações e estilos, a fotógrafa Kahran Bethencourt e seu marido, Regis Bethencourt, decidiram criar a série: Afro Art, onde a exaltação dos fios crespos de crianças o ponto de partida do trabalho.
Nas imagens meninas de variadas idades mostram muito estilo, personalidade e exuberância nos penteados. Propositalmente, é possível perceber também algumas referências estéticas, como a das pinturas barrocas e das passarela de moda, nas fotografias.
“Nós queríamos ampliar nossa criatividade e fazer uma série de retratos onde pudéssemos focar nos penteados e na versatilidade dos cabelos Afro. Queríamos inspirar as meninas e mostrar a elas que, em primeiro lugar, o cabelo delas é bonito e, em segundo lugar, são capazes de fazer muitas coisas diferentes”, explica a fotógrafa.
Valorizar a imagem da mulher negra é um dos objetivos do trabalho do casal. Kahran afirma que quando começaram o projeto, ainda não havia muita representação de meninas negras em trabalhos artísticos.
“Nós realmente queríamos inspirar e ajudar a motivá-las, para que elas se sentissem representadas. Que se vissem de maneiras criativas que nunca haviam imaginado antes”.
A fotógrafa também diz que constantemente ela e o marido recebem o retorno de meninas que se sentem mais seguras com a própria aparência após conhecerem o ensaio.
“Muitas garotas disseram que estão inspiradas pelo trabalho que estamos fazendo e se sentem mais confiantes para balançar seus cabelos naturais”, finaliza.
Fonte: FHOX